O Amazon Web Services (AWS), um dos maiores provedores de nuvem do mundo, sofreu recentemente uma grande interrupção que prejudicou sites e aplicativos populares em todo o mundo, incluindo Snapchat, Reddit, Fortnite, Ring e Coinbase, de acordo com relatórios da CNN e da CNBC.
A interrupção começou na Virgínia do Norte, onde estão hospedados muitos dos aplicativos mais utilizados da Internet.
A AWS afirmou que o problema teve origem em sua rede interna EC2, afetando mais de 70 de seus próprios serviços, e estava ligado a problemas de DNS, o sistema que informa aos navegadores como encontrar os servidores certos online.
Algumas horas após os primeiros relatos de interrupções, a AWS disse que o problema havia sido “totalmente solucionado”, embora tenha levado várias horas para que todos os usuários tivessem seus sistemas estabilizados, de acordo com a CNBC.
Não há indícios de que a interrupção tenha sido causada por um ataque cibernético, e a Amazon continua investigando a causa principal.
Por que tantos aplicativos pararam de funcionar
Quando a Amazon Web Services falha, os efeitos em cascata vão muito além das empresas. Milhões de consumidores perdem repentinamente o acesso a aplicativos e ferramentas do dia a dia, incluindo tudo, desde sistemas bancários e de companhias aéreas até plataformas de jogos e dispositivos domésticos inteligentes.
“No passado, as empresas administravam seus próprios servidores – se um deles falhasse, apenas os clientes da empresa seriam afetados”, esclareceu Steve Grobman, diretor de tecnologia da McAfee. “Atualmente, grande parte da Internet é executada em back-ends compartilhados, como o Amazon Web Services ou o Google Cloud. Essa interconectividade torna a Web mais rápida e mais eficiente, mas também significa que uma falha pode afetar dezenas de serviços ao mesmo tempo.”
Grobman observou que o problema estava relacionado a uma funcionalidade chamada DNS dentro do AWS. Segundo ele, o DNS fornece instruções de como os sistemas podem encontram uns aos outros e até mesmo se esses sistemas estão operacionais e isso pode ser prejudicial. Isso é análogo a “rasgar um mapa ou desligar o GPS antes de dirigir até a loja”. A loja pode até estar aberta e ter o que você precisa, ele explicou, mas se você não conseguir encontrar o caminho até lá, não importa.
“Mesmo com medidas de segurança rigorosas em vigor, eventos como este nos lembram o quão complexo e interligado nosso mundo digital se tornou”, acrescentou Grobman. “Isso ressalta a extrema importância da resiliência e da proteção em camadas.”
As interrupções criam confusão e oportunidade para golpistas
Eventos como esse geram incertezas para os consumidores. Quando os aplicativos não carregam, as pessoas podem se perguntar: Será que minha conta foi hackeada? Meus dados estão em risco? É só comigo?
Os criminosos cibernéticos exploram essa confusão. Após interrupções anteriores, os pesquisadores da McAfee viram campanhas de phishing, e-mails falsos de reembolso e links maliciosos prometendo “correções” ou “atualizações de status” aparecerem em poucas horas.
Os golpistas geralmente imitam alertas de serviços legítimos, com logotipos e palavras urgentes, para induzir os usuários a inserir senhas ou informações de pagamento. Outros divulgam números de falsos suportes ao cliente ou enviam mensagens diretas alegando “restaurar o acesso”.
Como você pode se proteger durante uma grande interrupção
O que fazer para se manter seguro:
- Pense antes de clicar. Seja cético em relação a qualquer mensagem não solicitada sobre interrupções, reembolsos ou verificação de conta.
- Vá direto à fonte. Verifique as páginas de status do aplicativo ou do site oficial – não clique em links em e-mails ou SMS.
- Ignore ofertas urgentes de “correções”. Empresas legítimas não solicitarão que você faça download de ferramentas ou envie um pagamento para restaurar o acesso.
- Observe os sinais de alerta. As solicitações de dinheiro por meio de cartões-presente, criptomoedas ou transferências eletrônicas são quase sempre golpes.
- Se você clicou em um link suspeito:
- Altere sua senha imediatamente (e para todas as contas que usam a mesma senha).
- Ative ou atualize a autenticação de dois fatores (2FA).
- Monitore as transações recentes e configure alertas.
- Execute uma varredura de segurança confiável para remover aplicativos indesejados ou ferramentas de acesso remoto.
Como a McAfee pode ajudar
Usando inteligência artificial avançada, o detector de golpes da McAfee detecta automaticamente golpes por SMS, e-mail e vídeo, bloqueia links perigosos e identifica deepfakes, impedindo que você sofra danos antes que eles aconteçam.
As ferramentas de proteção da identidade da McAfee também monitoram indícios de que suas informações pessoais podem ter sido expostas e orientam você nas etapas de recuperação rápida.
Faça login na sua conta McAfee para verificar se há violações recentes vinculadas ao seu e-mail. Você também pode fazer a assinatura do McAfee Antivirus para proteger seus dispositivos.